quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Animais são seres conscientes, dizem cientistas.

    Se você sempre achou que seu amigo de estimação é inteligente de mais para ser tão burro (?), você tinha razão! Explicarei melhor:
    Um grupo de cientistas de renome mundial, de diversas áreas publicaram um manifesto atestando que animais tem um grau de consciência, e ressaltando as evidências.




     O grupo se reuniu na  Universidade de Cambridge (Reino Unido) e chamou o documento de Declaração de Cambridge Sobre Consciência. Esse pode ser o primeiro grande passo que a Humanidade dá rumo a uma relação mais humana, e menos estúpida, entre homens e bichos.

    Ao longo dos anos de pesquisa no mundo todo , um conjunto de evidências convergentes indicaram que animais não humanos, como mamíferos, aves e polvos, possuem as bases anatômicas, químicas e fisiológicas dos estados conscientes, juntamente com a capacidade de exibir comportamentos intencionais e emocionais.
A ausência de um neocórtex (área cerebral mais recente e desenvolvida em humanos) não parece impedir um organismo de experimentar estados afetivos.

   Com o avanço tecnológico, se tornou possível testar muito mais evidências nesse sentido, o que tornou impossível para a comunidade científica internacional dizer que mamíferos, aves e até polvos (único invertebrado da lista) não tenham algum tipo de consciência.



    A existência de consciência se revela em várias aptidões e características dos animais. Se reconhecer diante de um espelho é uma delas. Atingir a fase REM durante o sono também é um pressuposto de consciência: é nesse período que nossos sonhos ficam mais vívidos e fáceis de lembrar. Essas duas características já foram observadas em diversos animais. Laços afetivos com outros animais ou com humanos também são uma evidência de consciência: já foi comprovado que animais como chimpanzés, gorilas, golfinhos, leões marinhos, lobos, lhamas, pegas 9passarinho) e gansos sofrem por causa da morte de um parente.

     A declaração é assinada por profissionais como: cientistas cognitivos, neurofarmacologistas, neurofisiologistas e neuroanatomistas e neurocientistas computacionais, todos participantes da Francis Crick Memorial Conference on Consciousness in Human and Non-Human Animals, evento sobre consciência humana e não-humana realizado na Universidade de Cambridge, em julho desse ano. Esse manifesto é também um golpe na arrogância humana, e nos mostra que os outros animais que dividem esse planeta conosco não são tão diferentes de nós como achamos que fossem.


    No vídeo abaixo chimpanzés demonstram alegria, curiosidade e afeto ao verem a luz do Sol pela primeira vez e se abraçarem. Sensacional!






Fontes:
Site da Revista Galileu
Artigo da Folha de São Paulo
Blog Bocaberta
You Tube

Nenhum comentário:

Postar um comentário