segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Robô Curiosity chega em Marte

     Nesta madrugada pousou na superfície de Marte, com sucesso, o jipe-robô Curiosity (Curiosidade) da NASA. A chegada dele em Marte foi muito comemorada pela NASA. A viagem já durava quase nove meses e 567 milhões de quilômetros percorridos! Vejam só que legal o vídeo/animação da NASA mostrando o percurso de entrada na atmosfera de Marte e aterrizagem:



                                        



Objetivos da Missão:     

    O objetivo do Curiosity é procurar por vestígios de vida em Marte, para isso ele está equipado com o Laboratório Científico Marciano (MSL) no seu interior composto por uma dezena de instrumentos de análise para examinar o solo, as rochas e a atmosfera do planeta vermelho, aparato que inclui até um laser para pulverizar fragmentos de rochas que possam atrapalhar suas tarefas e um aparelho projetado para detectar compostos orgânicos. 

    Além de mais equipado, o Curiosity é 5 vezes maior que seus antecessores Spirit e Oportunity: 2 metros de altura, 2,7 de largura e 3 metros de comprimento.


    O pouso aconteceu na cratera Gale, que se formou à cerca de 3 bilhões de anos em um impacto com um meteorito , o que pode ter aberto um lago  na época. A cratera fica ao pé do monte Sharp que possui 5,5 mil metros de altura e uma quantidade sagrada de informações sobre o passado e o presente geológico de Marte, o que será um prato cheio para os estudos do Curiosity. Esse estudo geológico é também um dos principais objetivos da missão.    O nosso explorador marciano é movido por uma "bateria" nuclear, o que permitirá a ele pelo menos 23 meses de exploração (um ano marciano). Curiosity é o mais complexo e avançado explorador espacial já construído pela NASA e sua contribuição de informações de Marte é inestimável.

       Por causa da complexidade de seus sistemas e laboratório, o Curiosity dá seus primeiros passos lentamente (a câmera colorida dele ainda não foi acionada). Ele começará a andar pelo solo de Marte só em setembro, depois de feito várias checagens e fotos do local ao redor.

 Essa foi a primeira foto tirada por ele em solo marciano lol :


Calma gente, imagens bem melhores virão. :P

        


  Foto do Curiosity descendo em Marte, tirada pela sonda da NASA Mars Reconaissance Orbiter (MRO) que está a 340 km de alitude

Fontes:Notícias Terra 

Portal de Notícias G1 

Site do Jornal O Globo





Nenhum comentário:

Postar um comentário