segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Os aviões que voam sem piloto.

   A tecnologia dos computadores e da aviação estão criando máquinas incríveis: os Drones, aeronaves robô que voam sem piloto, sendo controladas à distância, por terra!
   Esses robôs começaram a ser utilizados em meados da década de 90, e desde então ja participaram de combates, espionando e até destruindo alvos... É infelizmente essa tecnologia não tem fins pacíficos. Mas quem sabe um dia?!
   Vamos ver alguns deles em ação?


 X-47B


Vídeo:


     O X-47B é um drone feito para decolar e aterrissar tanto do chão como de porta aviões em movimento. Ele pode ser reabastecido no ar e voar até 100 horas contínuas. Ele tem 11,64 metros de comprimento e 18,92 de largura e é capaz de carregar 2.024 quilos de armamentos e equipamentos de vigilância. Sua velocidade máxima fica entre  1000 e 1200 km/h.


  
  Hermes 450 (Predator B)

                                                                           Vídeo:



   Esse brinquedinho de origem israelense  tem funções de monitoramento e espionagem e vem sendo utilizado inclusive pela força aérea brasileira Ele é equipado com sensores eletro-ópticos e equipamentos de comunicação e vigilância. Ele é pequeno (6,1 metros de comprimento e 10,5 de envergadura) e sua velocidade máxima é 176 km/h. Altitude máxima: 5.486 metros.




  RQ-4 Global Hawk


                      

                     


Esse drone possui radares e câmeras de alta resolução, pode voar até 18.224 metros de altitude e sua velocidade  máxima é 635 km/h (lento). E cumpre muito bem missões de vigilância e observação. Atualmente ele é utilizado pelos EUA e pela Alemanha.








Fontes:





Um comentário: