sexta-feira, 3 de agosto de 2012

O lado oculto da Lua é filmado pela NASA

  A lua não tem rotação? Porque vemos sempre o mesmo lado dela? Você já deve se feito essas perguntas, e agora você terá sua merecida resposta, com fotos e vídeo do lado oculto da Lua de bônus. lol


    Veja o vídeo da NASA, filmado em Janeiro pela espaçonave GRAIL, do lado oculto da Lua:







   No lado oculto da Lua podemos ver a parte mais antiga dela, danificada por várias colisões com asteroides e cometas. Entre essas marcas geológicas (ou deveria dizer "lunalógicas"), aparece no pólo sul a cratera gigante Drygalsk, de 149 quilômetros de diâmetro, com seu centro em forma de estrela.


Lado Oculto da Lua fotografado pela Apollo 16


   A filmagem servirá também  de material pesquisa para estudantes do ensino médio, que irão analisar em detalhes áreas como crateras. Um inspiração para a nova geração de cientistas espaciais.



Porque nunca vemos o lado oculto da Lua? Ela não tem rotação?  


  Voltando à questão no início do post: a lua gira em torno de si mesma sim. Mas o mesmo tempo que ela leva para completar essa rotação, ela leva para dar uma volta ao redor da Terra! 


   Você pode testar isso com uma caneta representando a Terra e uma borracha a Lua:  repare que se você apenas girar a borracha ao redor da caneta, o lado da borracha que está voltado pra caneta vai mudando, mas se você manter um lado da borracha voltado pra caneta, em quanto circunda ela, você verá que a borracha também deu uma volta em torno de si mesma enquanto rodeava a caneta. 


                                  Lado oculto da Lua visto de outro ângulo.








3 comentários:

  1. Essa foi boa, que piada engraçada. Acordem gente, pelo amor de Deus, quanta coincidencia né, a lua gira perfeitamente para nunca vermos o lado oculto, o sol está 400 vezes mais distante da terra e 400 vezes maior que a lua, para fazer um exclipse perfeito. Vao pesquisar sobre a terra plana, estao mentindo sobre o formato da terra.

    ResponderExcluir
  2. Essa foi boa, que piada engraçada. Acordem gente, pelo amor de Deus, quanta coincidencia né, a lua gira perfeitamente para nunca vermos o lado oculto, o sol está 400 vezes mais distante da terra e 400 vezes maior que a lua, para fazer um exclipse perfeito. Vao pesquisar sobre a terra plana, estao mentindo sobre o formato da terra.

    ResponderExcluir