segunda-feira, 20 de agosto de 2012

O animal que vive eternamente

    Existe um animal vivendo nos mares para o qual morte natural não é problema. O nome dela é Turritopsis nutricula, ela mede entre 4 e 5 milímetros e simplesmente tem vida infinita :O.   Ela é o único ser vivo conhecido capaz dessa façanha, mas como ela faz isso?

     
    O que acontece é o seguinte: as medusas em geral tem duas etapas e vida: a fase de pólipo, ou imatura, quando o animal não é capaz de se reproduzir; e a fase de medusa, quando ela pode se reproduzir assexuadamente. Depois desse estágio de reprodução, as medusas morrem. As maiores espécies de medusas levam poucos anos pra completar esse ciclo. A diferença da Turritopsis é que ela, ao completar o estado de reprodução, se regenera totalmente, voltando ao estado de pólipo. E esse ciclo se repete continuamente, eternamente.

  
   Essa versão aquática da mítica Fênix, ou do Wolverine, despertou o espanto e o interesse de cientistas de todo o mundo, que estudam o animal pra quem sabe um dia reproduzir essa super regeneração em outros seres vivos, como nós humanos (algo distante da nossa realidade, mesmo após essa descoberta, mas não impossível). Essa mudança de procedimento das células é observada nos processos de regeneração de órgãos, mas no caso da Turrisopsis, isso acontece perfeitamente em todo o seu corpo, tornando o ser definitivamente jovem de novo.

   Apesar de ter o dom da vida eterna, a Turritopsis não é invulnerável. Ele está a mercê de predadores marinhos, principalmente na fase imatura, quando estão frágeis e muitas vezes acabam virando almoço. Isso não tira o título de "Like a Boss" do reino animal dela. A Turritopsis é um animal realmente fantástico.




Fontes:
Ciência Hoje
Wikipédia
Hype Science

Nenhum comentário:

Postar um comentário