sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Como as Estátuas da Ilha de Páscoa andaram até seus postos?

     Os moais da Ilha de Páscoa - estátuas gigantes de pedra espalhadas pela ilha - sempre despertaram o fascínio de quem chega à ilha. Principalmente porque era difícil de entender como estátuas que chegam a pesar até 27 toneladas e ter até 21,6 metros de altura, saíram do interior da ilha  parar parar no litoral, percorrendo cerca de 18 quilômetros!




      A Ilha da Páscoa é realmente envolta em mistérios, até porque ela é um dos pontos mais isolados do mundo, se não o mais. O que se acreditava até então, é que as estátuas tinham se movidas a partir de guindastes primitivos, ou deitadas e roladas por troncos de madeira até a costa, o que seria um tanto complicado. Algumas pessoas inclusive, afirmam que elas só podem ter sido movidas por alienígenas ou a partir de telecinese (uso do "poder da mente" para mover objetos). Os nativos da ilha? Eles só dizem que "as estátuas andaram".




    Mas parece que finalmente temos o mistério resolvido, com uma teoria bem mais eficaz. Essa nova teoria foi criada e testada por Terry Hunt e Carl Lipo da National Geographic, e demonstra como os habitantes da ilha podem simplesmente ter movido as estátuas gigantes para seus últimos locais de repouso, utilizando força humana e cordas. 


   E isso não exigiu nem mesmo troncos rolantes ou guindastes antigos. No vídeo acima, você vê uma demonstração da ideia de Hunt e Lipo feita com uma réplica um pouco menor que as estátuas reais (3 metros e 5 toneladas).
Veja o Vídeo:


   Três equipes estrategicamente coreografadas puxam, usando cordas, as estátuas Moia por toda a ilha. Sendo assim, fica provado que as estátuas poderiam simplesmente ter “andado” pela ilha, sendo arrastadas.
   A teoria é bastante plausível porque, mesmo que as estátuas reais sejam maiores, já que a ilha possuía mão de obra para criá-las em primeiro lugar, certamente também tinham pessoas suficientes para arrastá-las. Claro, como muitas outras perguntas históricas, essa pode permanecer sem uma resposta definitiva para sempre.




Fontes:
Hype Science
National Geographic
Wikipedia
Notícias National Geographic

Nenhum comentário:

Postar um comentário