quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Alienígenas são mal intencionados?

    Em 2010, um dos maiores físicos da história, afirmou na série de documentários do Discovery Chanel que: "Só precisamos olhar para nós mesmos para ver como a vida inteligente pode se desenvolver e resultar em alguma coisa que não gostaríamos de encontrar". O nome desse físico é Stephen Hawking.
  
   Eu sou totalmente à favor da busca por vida inteligente, e não inteligente fora da Terra, mas precisamos analisar o outro lado da moeda também:
  

     Civilizações inteligentes hostis:

    A tecnologia em ação na busca de vida extraterrestre, têm evoluído ano após ano: radiotelescópios super-potentes (Projeto Seti), telescópios espaciais, sondas e robôs. Portanto, se existe vida inteligente na nossa galáxia, cedo ou tarde encontraremos. E como citei no primeiro parágrafo, esse encontro pode não ser legal pra nós... Mas também pode ser. 
  
    Para Stephen Hawking, podem haver muitas civilizações extraterrestres por aí, que esgotaram os recursos de seus planetas e agora vagam pelo espaço em naves colossais em busca de planetas ricos em "mantimentos", como água, minérios, recursos para alimentação, etc. Quando encontram um planeta como o nosso, invadem, e roubam esses recursos, deixando planetas devastados, ou simplesmente ocupam esses planetas. Para nosso amigo Hawking, ficar mandando sinais de rádio e sondas para o espaço profundo também é uma péssima ideia, já que assim estamos indicando para uma possível civilização alienígena predadora, a nossa localização.


    

  Civilizações super desenvolvidas, e pacíficas:

   Podemos dar sorte também, e encontrar outro tipo de civilização super avançada. Uma civilização que não utilize mais fontes de energia não sustentáveis, e que já tenham superado a fase do colonialismo explorador ainda antes de viajar entre as estrelas.
  
     Um dos grandes defensores dessa ideia é o psicólogo e historiador americano Michael Shermer. Para ele, as mudanças da nossa civilização nos últimos quinhentos anos nos dão uma perspectiva otimista para um futuro mais pacífico pra nós, e o mesmo processo de "harmonização" pode estar acontecendo com civilizações alienígenas poderosas. Por exemplo: o colonialismo morreu, a escravidão quase não existe mais, a porcentagem de pessoas que perecem em guerras está diminuindo, os índices de crimes e violência estão caindo aos poucos, liberdades civis estão sendo preservadas e, como estamos vendo nos países árabes, o desejo de ter democracias representativas está se espalhando, assim como a educação, a ciência e a tecnologia. Essas tendências tornam nossa civilização mais inclusiva e menos exploradora. Se continuarmos nessas tendências pelos próximos 5 mil, ou 50, ou 500 mil anos, poderemos ser esse modelo de civilização extremamente poderosa e pacífica.



    Não podemos excluir a hipótese de encontrar civilizações inteligentes em estágios semelhantes com os nossos, principalmente aquelas que já utilizam ondas de rádio, e são muito mais fáceis de se detectar. :)


Fontes:
Revista Scientific America, edição 109, Junho de 2011
Wikipédia


                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário