sábado, 14 de julho de 2012

O Micro-Robô que desafia as forças da gravidade

   Foi desenvolvido recentemente, por cientistas e engenheiros das Universidade de Waterloo (EUA) o primeiro micro robô capaz de voar, levitar a partir de um campo magnético. O pequeno robô é capaz de manipular objetos muito pequenos, com extrema precisão, sendo muito útil em aplicações em micro escala. 


                      O micro robô em cima de uma moeda de 1 centavo (de Dólar)


    Esses objetos seriam muito pequenos para serem manipulados corretamente a olho nu e com nossas mãos ou ferramentas tradicionais. Ele possui pequenas garras as quais utiliza para agarrar e movimentar pequenas coisas, com grande precisão. 


  O robô voa e levita utilizando a energia de um campo magnético e é controlado remotamente através de um aparelho de laser. O fato de ele não estar preso a cabos ou conectores dão ao robô total agilidade para se deslocar. Ele só não pode ter interferência de poeira ou vento, ou seja, só funciona em ambientes fechado. 


   O robozinho voador poderá ser utilizado no no futuro até em micro cirurgias (que já são feitas, mas utilizando robôs fixos e maiores), com incisões muito menores e um tempo ainda mais curto de recuperação.
 P.S. : Poderia esse robô, com essa facilidade cirúrgica, causar um aumento frenético nas colocações de silicone? UAU!? =)


Fontes:
Science Daily
Hype Science

Nenhum comentário:

Postar um comentário