quarta-feira, 25 de julho de 2012

Matéria escura: o que é?

       A Matéria escura é uma parte do Universo que os cientistas sabem que existem mas não sabem exatamente o que é! A única forma de detectarmos a sua existência é através da força gravitacional que ela exerce no universo (ou seja, ela possui massa). 


      Mas ela é escura e não pode ser detectada de outras formas pois não emite nenhum tipo de radiação eletromagnética, como luz ou raios X. Já que todas as observações de corpos no espaço são feitas a partir da luz ou de outra radiação eletromagnética emitida ou refletida pelos astros, não podemos "enxerga-la" de outra forma. 


Galáxias: a maior parte da suas massas é matéria negra.


    Mas não confunda os buracos negros coma matéria escura: "A massa escura é um componente do Universo, sem luz, enquanto o buraco negro é um objeto astrofísico com um campo gravitacional tão forte que não deixa nem mesmoa luz escapar", afirma o astrônomo Enos Picazzio, da Universidade de São Paulo (USP). Na década de 1930, o astrônomo húngaro Fritz Zwicky calculou a massa de algumas galáxias e percebeu que elas tinham muitas vezes mais massa do que deveriam de acordo com seu tamanho. Ele havia detectado a Matéria Escura concentrada nessas galáxias!


     Fritz descobriu a matéria escura na década de 30, mas até agora ainda sabemos pouco sobre ela. O que temos atualmente é que ela compõe cerca de 23% do Universo, e atua como força contrária à expansão do Universo, deixando a mais lenta do que seria. O mais provável é que ela seja feita da partículas subatômicas infinitamente menores que os prótons e nêutrons, sendo impossível detectá-las com nossos atuais instrumentos. 


A matéria escura é como uma "teia" que contém a matéria "normal" do universo.




   Aliás, a responsável por essa expansão do universo  é a não menos misteriosa Energia escura, que compõe cerca de 73% do Universo. O que permite que o seu efeito de expansão posse ser amenizado, mas não impedido pela matéria escura (23%) e a matéria visível (4%).


    Sim! a  MATÉRIA VISÍVEL - tudo o que podemos ver no universo: estrelas, planetas, galáxias - corresponde a APENAS 4% do Universo! veja o gráfico:



  • 73% ENERGIA ESCURA
  • 23% MATÉRIA ESCURA
  • 3,6% E 0,4% : TODA A MATÉRIA VISÍVEL

Fontes:


Nenhum comentário:

Postar um comentário