sábado, 21 de julho de 2012

Em quanto tempo chegaríamos na estrela mais próxima?

   Eis a questão: se quiséssemos visitar a estrela mais próxima, a Proxima Centauri? Ela está localizada a 4,2 anos-luz da Terra, ou seja, 39.734.219.280.000 de quilômetros, em outras palavras: quase 40 TRILHÕES de quilômetros.


Na ficção: a famosa USS Enterprise


   Vamos supor que utilizemos as tecnologias disponíveis no momento e nos basear na experiência própria: lançaríamos uma sonda em direção à Próxima Centauri a uma velocidade, no espaço interestelar que ficaria em torno dos 70 mil km/h (usando como exemplo as sondas Voyagers, que atualmente viajam aproximadamente à essa velocidade.).


                       Lançamento da Sonda New Horizons, a sonda a deixa mais rápido a Terra


    Nessa velocidade uma sonda enviada por nós levaria no mínimo 65 mil anos para chegar lá! Mas as enormes distâncias interestelares, e o longo tempo de viagem não seriam o pior problema se enviássemos uma nave tripulada com humanos em uma viagem tão longa. Nesse caso, seria necessário construir uma nave com um ecosistema artificial, com ciclo da água e produção de oxigênio, uma nave auto-sustentável.


   Isso nos dias de hoje é inviável tecnologicamente e economicamente ainda. Haveria ainda a questão do comportamento das pessoas e de sua saúde psicológica. O isolamento das pessoas, geração após geração na viagem poderia causar problemas psicológicos. Outro problema seria a forma como as pessoas se comportariam nesse ambiente confinado, além de enlouquecer poderiam se tornar agressivas e matar-se umas as outras, por diversos motivos, vivendo em total anarquia e comportando-se de forma bárbara.


   A velocidade mais alta atingida por uma sonda foi 252.792 km/h, pela sonda Helios 2, só que isso nos domínios do sistema solar. Digamos que ela estivesse viajando no espaço interestelar à essa velocidade, ela chegaria à Proxima Centauri em "apenas" 17.943 ANOS!

À esquerda, Proxima Centauri, a estrela mais próxima da Terra


    Mesmo com todas essas limitações ainda, é possível sim que no futuro sejamos capazes de viajar à estrelas próximas, talvez em viaj]gens de "apenas" centenas de anos ou poucos milênios, utilizando naves movidas à reações nucleares, ou através de "velas" sendo aceleradas pelos ventos solares e por potentes lasers.




Fontes

Blog Metanerd
Wikipedia
NASA Voyager
Blog Universo Quantico


8 comentários:

  1. Vcs estão loucos nem se vcs vivessem aqui na terra infinitamente seriam capaz de chegar nem perto de quer dessa estrela, jamais.

    ResponderExcluir
  2. Vcs estão loucos nem se vcs vivessem aqui na terra infinitamente seriam capaz de chegar nem perto de quer dessa estrela, jamais.

    ResponderExcluir
  3. Malucos psicopatas nem em 1 trilhão de anos vc chegarariam la,o que é de Deus não pertence aos homens não.Bando de ilusionista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que pertence a Deus é o nada, o vazio entre as estrelas, já que ele não existe.

      Excluir
    2. Ele não existe? Pra ateus loucos como você ele não existe memso não, mas pra quem crer que ele existe assim como eu creio (eu acredito) então ele sempre existirá pra mim.

      Excluir
    3. Pra mim sua opinião não tem valor nenhum em relação aos comentários de DEUS, pra mim ele sempre existirá e ponto final. Essa é a minha op opinião. A sua não é nada pra mim.

      Excluir
  4. Discordo dos dois, acredito que se a humanidade não se autodestruir um dia poderemos melhor a tecnologia e chegar lá sim. Veja a 100 anos atrás ninguém imaginaria o mundo que vivemos hoje. Outro ponto é que acredito que Deus exista sim, é difícil conceber um universo inteiro com tantas maravilhas sem alguém para idealizá-lo.

    ResponderExcluir
  5. Pra chegar nessa estrela é muito fácil só chamar o Goku ele usa o teletransporte !!!

    ResponderExcluir