terça-feira, 17 de julho de 2012

Descoberto o "gene Homer Simpson", um responsável pela "burrice" :P

   Dá pra rir fazendo ciência também: cientistas descobriram um gene em ratos, que quando está ativo, limita a capacidade intelectual dos bichos. Daí veio os pesquisadores engraçadinhos o apelidaram de "Gene Homer Simpson" . E cuidado: ele está presente em nós humanos também.  =)






   O nome original do gene é RGS14. Ele foi descoberto por pesquisadores da Escola de Medicina Emory, nos EUA. Segundo eles, a desativação do gene em camundongos fez com que eles ficassem mais hábeis em labirintos de navegação e em lembrar objetos. Os resultados dessa pesquisa foram publicados no site da Proceedings of National Academy of Science.


   Mas então, você deve ter se feito essa mesma pergunta que fez John Hepler, professor de farmacologia da Universidade: " A grande questão é por que nós, ou os ratos, temos um gene que nos faz menos inteligentes - um gene Homer Simpson? "




 "Eu acredito que não estamos vendo a imagem completa. O RGS14 pode ser parte do controle de uma parte do cérebro que, quando ausente ou deficiente, envia sinais importantes ao cérebro sobre aprendizagem e memória fora de equilíbrio. " Concluiu John.


   Infelizmente não dá pra mandar aquele seu amigo "intelectualmente devagar" pra Universidade desligar imediatamente o seu gene Homer Simpson. Isso porque segundo os pesquisadores, o gene está ligado a uma parte do cérebro ainda pouco explorada. E como sabemos pouco sobre o gene também, todo cuidado com ele é pouco. O que se sabe até agora, é que quando desligamos o RGS14 nos ratos, o hipocampo do cérebro passa a estabelecer conexões mais fortes, o que melhora o desempenho cognitivo deles.




   Com o gene alterado  , a capacidade  de reconhecer objetos também foi reforçada, em comparação com camundongos normais. Eles também aprenderam mais rapidamente a navegar por um labrinto de água até uma plataforma de escape por meio de lembranças de pistas visuais.


  Os pesquisadores dizem que até agora, a alteração no gene não parece ferir os ratos. Mas os estudos continuam, pois quem sabe num futuro próximo poderemos otimizar a capacidade do nosso cérebro através desse gene... Um passo à frente na evolução. =)






Fontes:
Site da Super Interessante
Uol Notícias
Daily Mail
Healthy Hearing


   

2 comentários:

  1. O Homer não é burro por causa de um gene, e sim por ter enfiado um lápis de giz de cera em seu nariz quando criança, daí a sua "burrice". Teve um episódio em que foi retirado o lápis e ele ficou com um altíssimo QI, mas sua família o preferia como era antes, então o lápis voltou a cavidade nasal de Homer para a nossa alegria!!!

    ResponderExcluir
  2. Hahaha, o gene "Homer Simpson" deve estar inativo nele mesmo. O apelido de Homer Simpson pro gene foi injusto!É culpa do lápis! AHAHA

    A propósito, gosto de Simpsons também, mas esse episódio eu não vi :(

    ResponderExcluir