quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Satélites de liquidação, você também pode ter um!

      Vem aí o primeiro satélite popular. Ele foi lançado pela empresa americana Interorbital Systems e se chama Tube Sat. O preço? equivale a o de um carro popular usado: 14 mil, muito mais barato que os satélites convencionais, cujo preço chega a dezenas de milhares de dólares. Esse valor já inclui o lançamento.


Concepção artística do compacto satélite em órbita.


       Mas pra que serve um satélite pessoal? Bom, isso depende da sua criatividade. Você pode usar pra fazer experiências em microgravidade, estudar o clima, mandar as cinzas de algum parente pro espaço, ou até mandar áudio e vídeo pro universo inteiro.


                                                     E esse é o fim  do seu satélite de liquidação, após 90 dias. 


       O problema quanto ao satélite pessoal, é que ele fica em uma órbita baixa, a 310 quilômetros de altitude (um satélite convencional fica a 36 mil), onde ainda exitem moléculas de ar. O atrito com elas vai freando o satélite, que acaba caindo cerca de 90 dias depois, se desintegrando na atmosfera por causa do calor do atrito com ela. É, o período de funcionamento é curto, mas pensa pelo lado positivo: você compra um satélite e ganha de brinde uma estrela cadente. lol


P.S: Parabéns à Interorbital Systems pela façanha. É de idéias assim que surgem um mundo melhor.

Fontes de pesquisa e imagens:
http://interorbital.com/TubeSat_1.htm
Revista Super Interessante, edição nº 275,  Fevereiro de 2011, Editora Abril
http://minhamestria.blogspot.com/2011/09/

Nenhum comentário:

Postar um comentário