segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Os Maias nunca previram o fim do mundo em 2012.

   Se você teme que o mundo acabe ano que vem como supostamente dizem as profecias mais, você pode ficar tranquilo, porque isso não vai acontecer. Mas afinal, como e porque surgiu esse mito? 

               Parte do Códice Maia que está guardado em Dresden, na Alemanha. Este é o calendário que inspirou as teorias sobre um fim apocalíptico em 21/12/2012



    A suposta "data para o fim do mundo" foi datada como o dia exato do término de um ciclo de 5125 anos do Calendário de Contagem Longa Mesoamericano, que provavelmente foi criado pelos Olmecas, e herdado pelos Maias. Esses longos períodos de tempo eram chamados de  b'ak'tun, e o atual em que estamos inseridos teria se iniciado  entre 11 e 13 de agosto de 3114 a.C do Calendário Gregoriano (o que a maioria dos países utiliza hoje). 
   O problema é que em momento algum os Maias anunciaram que o fim deste período viria com o fim da vida humana, ou muito menos de catástrofes globais.  Segundo os principais especialistas na cultura Maia, tais previsões não são encontradas em nenhum dos clássicos Códices Maias, sendo assim, essa idéia absurda deturpa a história Maia. Talvez haja até alguma confusão com os Astecas no meio, já que estes sim, acreditavam num fim apocalíptico para a Terra.



                  Calendário Asteca, que as pessoas seguidamente confundem com o maia...   






Os maias fizeram pirâmides, e não profecias apocalípticas.


    O mito foi se estruturando ao longo dos anos. Em 1957, o astrônomo Maud Worcester Makemson escreveu que "a realização do Grande Período de 13 b'ak'tuns será da maior importância para os maias." Nove anos depois, o antropólogo e arqueólogo Michael D. Coe, mais ambiciosamente, afirmou que o "Armageddon degeneraria todos os povos do mundo desde a sua criação, e que no dia do décimo terceiro e último b'ak'tun o universo seria aniquilado, no dia 24 de dezembro de 2012 (depois revisada para 23 de dezembro de 2012) quando o Grande Ciclo da contagem chega a sua conclusão."
   As previsões apocalípticas de Coe foram ganhando força pelas mãos de outros estudiosos até o início da década de 1990, quando a afirmação passou a ser contestada por estudos mais concretos. O estudioso da cultura maia e PhD pela Fundação para o Avanço dos Estudos Mesoamericanos - situada em Crystal River, Flórida, EUA - Mark Van Stone," não há nada em qualquer profecia maiaasteca ou da antiga Mesoamérica, que sugira que eles profetizaram qualquer tipo de grande ou súbita mudança em 2012", e segundo ele. "A noção de que um "Grande Ciclo" vai chegar ao fim é uma invenção completamente moderna. Semelhante é a opinião da diretora executiva da fundação, Sandra Noble. Segundo ela, " escolha de 21 de dezembro de 2012 como o dia de um evento apocalíptico ou de um momento cósmico de mudança, é uma completa invenção e uma chance de lucro para muitas pessoas."


Cartaz do filme 2012. Excelente para fãs de ficção científica como eu, mas nada realista.


    Pra finalizar, a opinião de Alfonso Ladena, professor da Universidade Complutense de Madri, com relação ao apelo da mídia sobre a suposta catástrofe, como ocorre no filme 2012: "Os maias não pensaram sobre a humanidade, aquecimento global ou previram que os pólos se fundiriam", . "Nós é que projetamos as nossas preocupações sobre eles."
    A opinião dos especialistas não deixa dúvidas. Podemos ir dormir tranquilos na noite de 20 de dezembro de 2012. :)





http://pt.wikipedia.org/wiki/Fen%C3%B4meno_2012
http://f5.folha.uol.com.br/humanos/
http://en.wikipedia.org/wiki/Michael_D._Coe
http://pt.wikipedia.org/wiki/Calendário_gregoriano
http://pt.wikipedia.org/wiki/Calend%C3%A1rio_maia



Nenhum comentário:

Postar um comentário