terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Fortes indícios sugerem que há VIDA em Titan, uma lua de Saturno.

   Cientistas da Nasa encontraram recentemente, fortes indícios de que formas de vida estejam habitando a lua de Saturno Titan. Segundo os pesquisadores, ela apresenta características químicas para abrigar vida. Além disso, há um fenômeno muito incomum lá que vêm intrigando os cientistas...


                                                  Concepção artística da Superfície de Titan


    Novos dados da Sonda Cassini, que orbita Saturno, revelaram uma estranha variação de recursos como hidrogênio na superfície de Titan. Duas pesquisas foram feitas, sendo que a primeira mostrou uma maior quantidade que a segunda. Os cientistas acreditam que esses recursos tenham sido consumidos por uma possível forma de vida no satélite. Esse hidrogênio, flui em abundância pela atmosfera de Titan, desaparece em boa  parte quando chega na superfície. No segundo estudo, é um mapa dos hidrocarbonetos na superfície e mostra inexplicavelmente a inexistência do acetileno, que deveria estar lá.


                                     Concepção artística da Nasa/JPL, de lago de hidrocarbonetos em Titan.


      “Sugerimos que algo está a consumir o hidrogênio porque é o gás mais óbvio para ser consumido por uma forma de vida em Titan, da mesma forma que se consome oxigênio na Terra, explica Chris McKay, astrobiólogo da NASA no Centro Espacial Ames.
      “Se estes indícios confirmarem a presença de vida, será duplamente excitante, já que seria uma forma de novas vidas, independente da baseada em água, como acontece na Terra”, afirma o cientista.


 
                                                 Panorama montado com várias imagens tiradas durante a descida da sonda Huygens em Titan


    Dadas as condições extremas de Titan, os raios do sol devem reagir com os elementos químicos da superfície e produzir uma quantidade considerável de acetileno, que é altamente energético e inflamável. Porém, ele não aparece em lugar algum, o que reforça a hipótese de que ele esteja sendo consumido por organismos vivos. Além disso, o espectrômetro da Cassini detectou também uma série de moléculas orgânicas as quais não foi possível identificar, o que aumenta as suspeitas dos cientistas de que há uma ou até várias formas de vida interagindo com os elementos químicos em Titan.


                                                                              Titan



Fontes de pesquisa e imagens:
http://sos.noaa.gov/datasets/solar_system/titan.html
http://eternosaprendizes.com/tag/cassini/
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=43214&op=all

Um comentário:

  1. ahmmmm?
    O lugar é tão frio que nitrogênio é líquido a temperatura ambiente, e vai ter vida isso é pseudonoticia

    ResponderExcluir