quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Descoberto 1º planeta em "zona habitável" de uma estrela

     Cientistas da missão Kepler descobriram o primeiro planeta com uma característica muito semelhante à Terra, e que é essencial para a vida como a daqui: um planeta que orbita na "zona habitável" ao redor de uma estrela. A "zona habitável" é uma órbita com uma distância da estrela que permite a existência de água líquida no planeta, com temperaturas semelhantes às da Terra (veja o esquema mais abaixo). O novo planeta foi batizado de Kepler 22-b, e orbita uma estrela muito semelhante ao Sol, a 600 anos luz daqui. 


                   O Kepler 22-b pode conter  um ciclo da água, com nuvens de H2O como nesta concepção artística


   A notícia foi divulgada nessa segunda feira pela equipe do Observatório espacial Kepler, e divulgada no site da NASA. O Kepler 22-b é 2,4 vezes maior que a Terra, mas o cientistas ainda não sabem se ele é rochoso como o nosso, ou gasoso com Júpiter por exemplo. "Porém, é uma descoberta que coloca a humanidade um passo mais perto de encontrar planetas parecidos com o nosso", afirma a Nasa.




    Se o planete for rochoso, a possibilidade da existência de vida é promissora. Porém, ainda aguardamos pelo surgimento de novas tecnologias, que nos permitirão criar instrumentos capazes de detectar a composição atmosférica desses exoplanetas. Atualmente, essa obervação só pode ser feita em objetos próximos, como os planetas, planetas anões e luas (satélites naturais) do nosso sistema solar.


 
 Esquema mostra comparação entre o Kepler 22-b e planetas do sistema solar, e suas órbitas com relação à "zona habitável"


Fontes de pesquisas e imagens:
http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/
http://www.inquirer.net/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Kepler_(sonda_espacial)

Nenhum comentário:

Postar um comentário